fbpx

Onde realizar manutenção de extintores?

Onde realizar manutenção de extintores?

Conheça a importância da manutenção de extintores e onde realizar esse serviço; conheça o trabalho da CGA

Os extintores são equipamentos imprescindíveis para diversos ambientes, sendo, inclusive, obrigatórios. No Brasil, quem determina isso é a Lei Federal 13.425/17, que apresenta as medidas de segurança e prevenção a incêndio.

De acordo com as normas e leis em vigência, os extintores e sistemas de alarme de incêndio são obrigatórios em comércios, empresas, igrejas, escolas e demais tipos de edifícios onde há reuniões e circulação de pessoas.

Como qualquer equipamento, os extintores requerem verificação periódica, o que nos leva ao tema deste artigo: afinal, onde realizar a manutenção de extintores? 

Antes de falarmos mais sobre onde fazer a manutenção do extintor, que tal conhecermos mais sobre a importância desse serviço? 

A importância da manutenção de extintores

A manutenção de extintores é extremamente importante não apenas por ser obrigatória, mas, também, por garantir que, em casos de emergência, possam ser úteis e ajudar no controle das chamas, na fuga do ambiente, a evitar estragos maiores, tanto à edificação como ao bem-estar e saúde das pessoas. 

Portanto, investir na manutenção de extintores, antes de ser uma prática prevista em lei, é um ato de cuidado com as pessoas. 

NR-23 e os extintores no ambiente de trabalho

Um exemplo de como é importante a manutenção de extintores tem relação com a NR-23. Essa Norma Regulamentadora estabelece medidas de prevenção contra incêndios nos ambientes de trabalho. 

De acordo com essa norma, toda organização deve adotar medidas de prevenção contra incêndios em conformidade com a legislação estadual e, quando aplicável, de forma complementar, com as normas técnicas oficiais. 

A NR-23 diz que as empresas devem dispor de equipamentos adequados para combater o incêndio em estágio inicial. Estes equipamentos incluem extintores, além de outros dispositivos.

Existem vários tipos de extintores, projetados para as diferentes classes de incêndio, e as empresas são responsáveis pela inspeção técnica e manutenção dos extintores, já o corpo de bombeiros é responsável pela sua fiscalização.

Por fim, saiba que o uso de extintores de incêndio homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) tornou-se obrigatório nos locais de trabalho.

Verificação dos extintores

De acordo com a NBR 12962, todos os extintores do ambiente devem ser inspecionados visualmente.

Nesse tipo de inspeção, deve-se analisar possíveis inconformidades, que, claro, deverão ser corrigidas, muitas vezes requerendo uma manutenção externa.

A responsabilidade pelas verificações mensais é do proprietário, síndico ou responsável pelos extintores.

Durante a inspeção, verifica-se a data de validade, a pressão interna do extintor, se os acessórios estão corretos e sem defeitos, bem como a sinalização do equipamento.

Vale ressaltar que é preciso criar e guardar um relatório com as informações vistoriadas, se está apto ou não para uso, caso não esteja apto, o extintor deve ser enviado para manutenção em uma empresa especializada.

Manutenção de extintores para empresas

É primordial contar com o suporte de empresas especializadas na manutenção de extintores, de modo a obter total suporte técnico, garantindo que todas as normas e leis em vigência estão sendo seguidas.

O papel de uma empresa com esse perfil é garantir que tudo esteja de acordo com a lei, garantindo extintores eficientes e conforme as exigências para situações de emergência. 

CGA Equipamentos: referência em manutenção de extintores em São Paulo

A CGA oferece soluções profissionais e eficientes em segurança e manutenção em equipamentos de combate a incêndios, satisfazendo as expectativas dos clientes e oferecendo um trabalho à altura. 

Nós da CGA realizamos a manutenção de extintores seguindo todas as recomendações e diretrizes, atuando em todo o Estado de São Paulo, do interior, ABC e Grande SP até a capital. Confira o passo a passo de como funciona nossa manutenção de extintores!

Manutenção e recarga de extintores pela CGA

1)  Coleta dos extintores onde será realizada uma criteriosa inspeção (conforme RTQ INMETRO) que determinará o nível da manutenção dos extintores (que pode ser manutenção de níveis I, II ou III) e consequente registro e proposta comercial;

2) Decapagem (por granalha de aço, quando aplicável);

3) Ensaio hidrostático, substituição de peças e componentes;

4) Recarga de agentes;

5) Pintura dos componentes;

6) Selagem, limpeza e componentes externos;

7) Verificação da qualidade da recarga e manutenção de extintores: check-list que visa assegurar e garantir através da inspeção final visual e amostragem de funcionamento se o extintor está em perfeitas condições de operação.

Gostou de conhecer mais sobre onde realizar a manutenção de extintores em São Paulo e sua importância? Então, acompanhe o blog da CGA para ler mais conteúdo como este e novidades do segmento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

whatsapp