Não importa qual é o setor, o cargo ou tamanho do escritório. Neste momento de crise fico pensando “E se eu perder o emprego?
No Japão, nenhum emprego está 100% garantido. A situação parece ser a mesma na Europa e nos Estados Unidos. Portanto, todo funcionário precisa de um plano B com o qual ele tenha de lidar diariamente.
Pesquisei e achei bacana compartilhar com vocês, dez regras básicas para NÃO perder o emprego.
- Não fique reclamando da vida, queixando-se de tudo e sendo fonte de energia negativa. À parte áreas de competência, normalmente os chefes demitem o funcionário “mais chato” do escritório;
- Seja proativo e mostre que você tem espírito de equipe, sem cair na tentação de dizer “Isso não é trabalho meu”. Faça o que puder para ajudar nos projetos ou tarefas a serem aprovados;
- Torne-se um especialista no seu trabalho, não apenas “mais um funcionário”. Aprenda tudo o que for necessário para executar melhor o seu trabalho e trabalhe de maneira proativa, de modo que seu chefe nunca tenha de lhe dar conselhos ou broncas;
- Seja voluntário em trabalhos ligados ao interesse da empresa. Se quiser se destacar, então sugira a participação da empresa em questões relevantes, pois isso fará com que você tenha acesso a um nível diferente de chefia;
- Amplie sua rede social dentro do departamento ou da empresa. Quanto mais pessoas conhecerem você e admirarem sua atitude, maiores as chances de conseguir uma transferência, se as coisas começarem a desandar na sua área. Mantenha seus contatos atualizados, pois sempre existe a chance de procurar antigos colegas de empresa, se houver cortes na sua empresa;
- Aprenda no mínimo duas profissões. Se não estiver em condições de pagar por um curso agora, procure universidades e grupos na internet para trocar seus conhecimentos em alguma área que você goste;
- 7. Apresente ideias para que sua empresa consiga grandes lucros, apenas evitando desperdício. Pode ser uma ideia bem simples. Se você trabalha em uma grande empresa, evite ao máximo o desperdício e tente não depender de outras pessoas, sempre que possível;
- Pesquise novas tendências, atualize-se. Leia jornais, livros, revistas, a informação é livre e deve ser compartilhada. Se for um assunto ligado a seu trabalho, você precisa realmente conhecer cada detalhe a ponto de se transformar em fonte de informação para seus colegas – o que pode ajudá-lo a salvar seu emprego;
- Pense em maneira de ajudar sua empresa a conseguir mais consumidores ou aumentar sua oferta de serviços ou produtos. Não importa se você é contador, web designer, analista de sistema ou ajudante. O presidente da empresa pode muito bem dar valor a suas opiniões na hora de ampliar o negócio. Garanta que você tem sempre algo inteligente a dizer;
- Nunca, nunca faça fofoca, nem se envolva em politicagens de colegas ou qualquer outra bobagem no escritório. Concentre-se no seu desempenho e na qualidade do seu trabalho.