fbpx

Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje, 05 de Junho é comemorado o dia mundial do Meio Ambiente e a CGA, ao longo desses 48 anos de atuação, vem se adaptando, evoluindo e melhorando as suas soluções em sistemas de proteção e combate a incêndios, adotando para os sistemas de supressão, agentes limpos, devidamente certificados e aprovados pelos órgãos ambientais mundiais, dado seu curto tempo de permanência na atmosfera e, consequentemente, reduzido impacto ambiental.

São agentes compostos por gases inertes (já presentes na atmosfera terrestre), inofensivos aos operadores, pois não extinguem o oxigênio do ambiente e possuem ação instantânea:

– NOVEC–1230: Excelente desempenho no combate a incêndios das classes A, B e C. Sem impactos ambientais, é o agente que possui a menor vida útil na atmosfera (apenas 5 dias), potencial de aquecimento global (GWP) inferior a 1 e potencial de depleção de ozônio = zero. A exposição humana ao NOVEC 1230 em concentrações de até 10% (NOAEL – No Observed Adverse Level Effect – Nível de Não Observação de Efeitos Adversos), não representa risco para a saúde.

– HFC–227: Gás inodoro e incolor, que extingue instantaneamente incêndios das classes A, B e C através de ação física que resfria as chamas e por reação química sobre os radicais livres do fogo que as realimentam. Possui alta resistência dielétrica, não deixa resíduos líquidos, partículas ou materiais corrosivos. Possui índice de toxidade irrelevante, portanto é totalmente inofensivo quando inalado pelo ser humano e permite a permanência de pessoas no ambiente, pois não extingue o oxigênio. Assim, garante proteção eficaz e preservação da saúde de seus colaboradores, além de reduzir a necessidade de interrupções em seus negócios e minimizar o tempo de parada mediante princípio de incêndio.

– HFC-125: Tem entre suas características a capacidade de absorver calor em nível molecular mais rápido do que outros agentes de sua geração, logo na fase inicial do incêndio, criando agentes radicais livres que interferem quimicamente na reação em cadeia do processo de combustão e inibe a propagação do fogo. É seguro para o ser humano, quando dentro das concentrações estabelecidas na norma NFPA 2001 e seus anexos, pois não deixa resquícios de sua atuação no ambiente e nos equipamentos protegidos, não agride a camada de Ozônio, estando em conformidade com rigorosas normas técnicas nacionais e internacionais de segurança como a NBR-17240 e a NFPA 2001, atendendo às exigências das mais importantes e conceituadas agências internacionais de regulamentação como a UL (Underwriters Laboratories) e a FM (Factory Mutual).

– IG-541: Composto pela mistura de três gases encontrados na natureza: Nitrogênio (52%), Argônio (40%) e Dióxido de Carbono (8%), não combustível, não corrosivo e não reagente com a maioria das substâncias. Indicado para o combate a incêndios das classes A, B e C, reduzindo o nível de Oxigênio no ambiente abaixo do ponto de sustentação da combustão. Seguro para seres humanos, pois ao ser descarregado agrega a mistura de gases que permitem a respiração em uma atmosfera com baixo nível de oxigênio, estimulando a capacidade do corpo humano de assimilar o oxigênio remanescente.

Proteger e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações, é uma diretriz fundamental na filosofia de trabalho CGA.

Entre contato conosco e saiba mais sobre nossos sistemas de proteção e combate a incêndios!