A importância do profissional Bombeiro Civil

A missão do profissional Bombeiro Civil é a de proteger, defender e desenvolver ações em prevenção e resposta a emergências. Além de auxiliar no abandono de área (evacuação do local), proteção da vida e primeiros socorros.

O Bombeiro Civil teve sua profissão regulamentada por meio da Lei Federal nº 11.901, de 12 de janeiro de 2009 e sua formação conforme ABNT NBR-14.608 editada com o propósito de reconhecer juridicamente a profissão.

O Bombeiro Civil deve estar capacitado e habilitado para as atividades especificas do cliente e principalmente adaptado ao seu ambiente de trabalho, conhecendo detalhadamente o Plano de Emergência, para exercer as atividades de prevenção e combate a incêndio, bem como auxiliando no abandono de área e primeiros socorros, assegurando e garantindo a integridade da vida e a ação rápida nas situações de incêndio e controle de emergências.

Não só na ação, mas por conta da norma ABNT NBR 14.023, deve estar habilitado a preencher um registro diário de atividade que em casos de incêndio será usado como base para a investigação do sinistro.
A norma ABNT NBR 14.023 exige o preenchimento de registros diários da atividade do bombeiro. Em casos de incêndio, estes documentos podem e devem servir de base para a investigação do sinistro.

A CGA oferece cursos de formação e reciclagem de Bombeiro Civil, além de cursos de extensão curricular com foco na atividade específica de cada segmento industrial.

Saiba Mais:

Fire School


(11) 4346-4600