(11) 4346-4600
atendimento@cga.ind.br

Sistemas Fixos

Sistemas

O departamento de engenharia CGA, com experiência de 40 anos no segmento de proteção contra incêndio e profissionais especializados, desenvolve projetos de sistemas de proteção e combate a incêndio utilizando sempre a melhor solução.

Após análise da melhor solução, cada projeto é desenvolvido com base nas normas nacionais, internacionais, corporativas e critérios das companhias de seguros (FM Global, AON, Global RISK, AXA, ZURICH) especializadas em sistemas de proteção contra incêndio. Um sistema contra incêndio é um conjunto de elementos, que tem por objetivo detectar e combater um incêndio na sua fase inicial, evitando sua propagação.

Para se projetar um bom sistema é preciso analisar o ambiente que se deseja proteger, analisar os riscos, verificar os materiais que estão presentes no ambiente, as interferências arquitetônicas, a presença e fluxo de pessoas, etc.

No combate a incêndios vários agentes podem ser utilizados: água, espuma, gás ou pó químico. Dependendo do risco, alguns agentes podem ser combinados.

Desenvolvimento de projetos, montagem, instalação, comissionamento, startup e treinamento de sistemas de proteção e combate a incêndios:

  • Detecção e alarme de incêndio (NOTIFIER, BOSCH, FIKE)
  • Gases e agentes limpos (FM-200, ECARO-25, Novec 1230 e CO2)
  • Detecção precoce de fumaça (Aspiração) VESDA
  • Chama e gás – DET-TRONICS
  • Sprinklers
  • Água nebulizada ( water spray )
  • Espuma
  • Hidrantes
  • Canhões monitores
  • Dilúvio (Mulsyfire)
  • Mulsyfire
  • Estudo de dispersão de Gases
  • Proteção para coifas de cozinha (APC)

Sistemas Hidráulicos

Hidrante 3

Hidrantes

É um sistema fixo integrado, constituído de tubulações fixas, subterrâneas e ou aéreas, onde hidrantes (simples ou duplos) são dispostos regularmente pelos ambientes a serem protegidos, ligados a um ou mais abastecimentos de água, possibilitando, na ocorrência de um incêndio, o ataque direto ao fogo com aplicação de águia sobre o local do sinistro, através de pessoal especializado.

VGA Kidde

Sprinklers

É um sistema fixo integrado, constituído de tubulações fixas, subterrâneas e ou aéreas, onde hidrantes (simples ou duplos) são dispostos regularmente sobre as áreas protegidas, bicos de sprinklers ligados a um ou mais abastecimentos de água, possibilitando, na ocorrência de um princípio de incêndio, a aplicação de água direta e automaticamente sobre o local do sinistro, através do rompimento do elemento termossensível do bico de sprinkler, permitindo a passagem da água, com acionamento simultâneo de um dispositivo de alarme.

Skid Diluvio

Diluvio

Compreende uma rede de tubulação seca, onde são instalados bicos de sprinklers abertos, ou seja, sem o elemento termossensível. Na mesma área protegida pelos chuveiros abertos, é instalado um sistema de detecção dos efeitos do fogo, ligado a uma válvula de dilúvio instalada na entrada da rede de sprinkler. A atuação de quaisquer dos detectores, motivada por um princípio de incêndio, ou ainda a ação manual de um controle remoto, provoca a abertura da válvula de dilúvio, proporcionando a entrada da água a qual é descarregada através de todos os chuveiros abertos. Automática e simultaneamente, soa um alarme de incêndio.

Sistemas de Espuma

foam fixo

Espuma

São sistemas de combate a incêndio interligados com câmaras de espuma, canhões monitores, proporcionadores de LGE, bicos aspersores de média e alta velocidade, entre outros. Os sistemas de espuma são muito utilizados na extinção de incêndios envolvendo líquidos combustíveis e inflamáveis (hidrocarbonetos ou solventes polares), tais como: a gasolina, o querosene, óleo diesel, acetona, álcool e outros. Os sistemas de espuma combatem o fogo por meio do abafamento.

Detecção e Alarme

alarme_Notifier

Detecção e Alarme de Incêndios

Um sistema automático de detecção de incêndio (SDAI) é uma instalação técnica capaz de registar um princípio de incêndio, sem a intervenção humana, transmitir as informações correspondentes a uma central de sinalização e comando (central de detecção de incêndios). O sistema de detecção e alarme é constituído pelo conjunto de elementos planejadamente dispostos e adequadamente interligados, que fornece informações de princípios de incêndio, por meio de indicações sonoras e visuais, e controla os dispositivos de segurança e de combate automático instalados na edificação. O sistema também possibilita acionar todos os comandos (imediatos ou temporizados) necessários à segurança contra incêndios dos ocupantes e da edificação onde está instalado, tais como: fechar portas corta fogo, comandar elevadores, comandar sistemas automáticos de extinção de incêndios (supressão), comandar exaustores e ventiladores, interromper energia eléctrica, desbloquear retentores, etc.

Sistema-CO2

Supressão por CO2

CO2 é um agente de supressão de incêndio seguro, ambientalmente eficiente, incolor, inodoro e eletricamente não condutivo. Os sistemas com dióxido de carbono (CO2) usam controle de ação rápida, inteligentes e confiáveis para perceber um incêndio com rapidez. O agente extintor CO2 tem um alto nível de expansão que faz com que ele entre em ação rapidamente. Quando usado em um incêndio, o CO2 proporciona uma cobertura de gás pesada, que reduz o nível de oxigênio a um ponto onde é impossível acontecer a combustão.

Supressão por agente limpo (ECARO-25, FM-200 e NOVEC-1230)

O sistema de proteção através de agente limpo é altamente eficaz e seguro para as pessoas, seus ativos e o meio ambiente. Possui eficiência e pronta resposta na supressão do fogo. O FM-200 e o Ecaro-25, são liberados sob a forma de gás, não deixa resíduo e não requer limpeza custosa, ao contrário dos sprinklers e outros sistemas.

Fm_200FM-200

O sistema de agente limpo da extingue um incêndio com rapidez, sendo liberado em 10 segundos ou menos. O Sistema retira o calor em nível molecular e interrompe a cadeia de fogo, impedindo sua propagação. O FM-200 é um substituto muito bem aceito para o Halon 1301. É fácil de usar, não obscurece a visão em um incêndio e o sistema de agente limpo da FIKE que utiliza o FM-200 ocupa menos espaço de armazenagem do que outros sistemas. Além disso, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos o chamou de agente não redutor de ozônio para sistemas de extinção de incêndio instalados em espaços ocupados.

ecaro 25ECARO-25

Caracteriza-se como um agente de combate a incêndio sem igual. Produzido pela Dupont, o ECARO-25 absorve calorias em nível molecular mais rápido do que geração de calor, de tal forma que o fogo não consiga se sustentar. O ECARO-25 também forma radicais livres para interferir quimicamente na reação em cadeia do processo de combustão. Este agente limpo altamente eficaz é seguro para as pessoas, seus ativos e meio ambiente. ECARO-25 requer menos agente para proteger o mesmo espaço. Definitivamente, é o sistema de combate a incêndio com o melhor custo benefício do mercado. 

novec-1230NOVEC-1230

O agente supressor de incêndio Novec 1230 é um avançado substituto do gás Halon, projetado para aplicações onde os recursos humanos são constantes e ou os equipamentos protegidos são de alto custo agregado. Sua estrutura química gera um grande número de vantagens, dentre as quais destacamos o potencial de destruição da camada de ozônio igual a zero, e seu desprezível tempo de permanência na atmosfera (cinco dias) segundo os rígidos padrões de segurança ambiental mundial. Ideal para proteger salas de computadores, salas de controle, locais de armazenamento de documentos valiosos e outras instalações que precisam sempre estar em funcionamento e em segurança. Baseado nas propriedades dos químicos, o fluido Novec 1230 atende às especificações da indústria, sendo um agente limpo de combate a incêndio, seguro e eficaz, oferecendo um perfil ambiental que nenhum outro agente como os HFC’s conseguem atender.

Notícias

Fale Conosco

Telefones: (11) 4346-4600
Email: atendimento@cga.ind.br
Rua dos Feltrins, 321 - Demarchi São Bernardo do Campo - SP