(11) 4346-4600
atendimento@cga.ind.br

Proteção de incêndio em coifas de cozinha

boletim_capa_ago2014

Proteção de incêndio em coifas de cozinha

imgcoifa_main

O incêndio em coifas decorre da presença de uma fonte de calor associada a elementos combustíveis, como gordura e óleos de cocção, atingindo em muitos casos a totalidade das instalações. Esse tipo de incêndio implica, além do risco da integridade física do trabalhador, na perda de equipamentos e até mesmo na paralisação das atividades e na pior das hipóteses a reconstrução das instalações.

A presença de material combustível à temperatura igual ou superior ao seu ponto de combustão e a existência de superfícies aquecidas, propicia a retomada do incêndio, mesmo após sua extinção inicial. Equipamentos de cocção como fritadeiras, fogões, grelhas, etc., representam uma importante fonte de incêndios. A formação de depósito de gorduras e óleos, nas coifas e dutos, resultado de uma manutenção inadequada e da falta de limpeza periódica, pode se tornar um foco de incêndio ou contribuir como elemento para sua propagação.

Portanto é necessária a instalação de equipamentos com eficiência comprovada, que permitam debelar o incêndio em seus estágios iniciais e, ao mesmo tempo, garantir que o êxito inicial de uma extinção não seja comprometido por uma reignição inesperada.

O combate ao incêndio pode ser efetuado tanto por equipamentos portáteis como por sistemas fixos automatizados. Os sistemas portáteis apresentam a vantagem de requerer investimentos menores, mas, em contrapartida, exigem treinamento e resposta adequada dos operadores, uma vez que a utilização inadequada pode resultar em fracasso na tentativa de extinção ou mesmo agravar a situação. Os sistemas fixos, embora exijam investimentos maiores, podem ser automatizados, não dependendo assim do grau de treinamento do operador e nem mesmo colocando em risco a vida do operador.

A proteção com o sistema fixo automático é recomendada para cozinhas onde ocorra grande geração de gordura;


• Quando a proteção deve ser imediata e eficaz;
• Quando a limpeza é dificultada pelo regime de trabalho continuado e de acesso;
• Quando não é possível a realização de treinamentos frequentes sobre segurança e combate a incêndio.

O sistema fixo oferece, entre outras, a vantagem de conferir ao usuário proteção 24 horas/dia e sendo totalmente automático, assegura proteção constante das instalações e atuação imediata.

Como dissemos anteriormente, o incêndio em coifas decorre da presença de uma fonte de calor associada a elementos combustíveis, como gordura e óleos de cocção. Esse tipo de incêndio implica, além do risco da integridade física do trabalhador, na perda de equipamentos e até mesmo na paralisação das atividades e na pior das hipóteses a reconstrução das instalações.

Unidades extintoras com agente “químico úmido” são os melhores aparelhos portáteis que existem para proteção de cozinhas industriais. Foram testados e aprovados para a nova classe “K” elaborado pela “UL” especificamente para riscos em cozinhas deste tipo. O agente é composto de acetato de potássio de PH baixo desenvolvido especialmente para uso em sistemas de proteção fixos da mesma aplicação.
A tendência recente de obter fritadeiras mais eficientes combinado com a utilização de gorduras não saturadas exige o emprego de um extintor portátil para combater este tipo de incêndio devido a sua alta temperatura. São disponíveis em dois tamanhos (6 e 9 litros) e são construídos em chapa de aço inoxidável, portanto de aparência bonita e fáceis de limpar.

A aplicação é muito simples devido a mangueira dotada de haste prolongadora. Desta forma o agente extintor é colocado exatamente no local onde deve ser aplicado e praticamente não há resíduos químicos para limpar. Isto torna estes modelos ideais para combater fogos em fritadeiras e podem complementar sistemas automáticos de proteção, proporcionando uma margem adicional de segurança.

Colaboração: Itamar Guarim

Fire System Kitchen
Fire System Kitchen 1
Deixe uma Resposta.

Notícias

Fale Conosco

Telefones: (11) 4346-4600
Email: atendimento@cga.ind.br
Rua dos Feltrins, 321 - Demarchi São Bernardo do Campo - SP